5 Gatilhos Mentais Poderosos Para Influenciar Pessoas e Vender Mais

Cinco Gatilhos Mentais Para Você Aumentar Consideravelmente As Suas Vendas.

Mas você deve estar se perguntando: O que é esse negócio de Gatilho Mental, e pra que serve isso?

Mas pra  explicar um pouco melhor sobre o que é Gatilhos Metais,  você tem que entender como o nosso cérebro funciona para quando for tomar uma decisão. Obviamente, que nós não sabemos por completo como nosso cérebro funciona. Porque o cérebro é uma das coisas mais peculiares que existem no mundo.

É difícil de entender o cérebro humano. 

Foram feitas muitas pesquisas que mostram que existem duas formas de tomar essas decisões: A primeira é no inconsciente,  e a segunda é quando a gente realmente pensa um pouco mais pra tomar essa decisão.

No inconsciente,  é quando você toma decisões no automático, no piloto automático. Isso acontece por dois fatores: 

O primeiro porque você já está programado para aquilo.

E segundo,  quando você faz algo tantas,  tantas vezes, que você acaba fazendo tudo no piloto automático.

Você já saiu da sua casa, por exemplo, fechou as portas e as  janelas, mas quando você está no meio do caminho, pensou: “Puxa vida, será que eu fechei as janelas da minha casa?” Aí você volta e vai lá  pra conferir, e você vai ver que está tudo fechado, tudo.

Outro exemplo bacana quando você está aprendendo a dirigir seu carro: 

Você tem que primeiro olhar no câmbio pra pisar na embreagem pra trocar de marcha. Você tem que pensar que primeiro você tem que pisar na embreagem pra colocar a primeira marcha. Aí, quando for pra colocar a segunda marcha, tem que pensar pra  pisar na embreagem outra vez, para colocar a segunda marcha, sempre prestando uma grande atenção.

Até agora você tem que fazer esse movimento, prestando atenção,  olhando no câmbio, pisando na embreagem e trocando a marcha. Com o passar do tempo, depois que você aprendeu a dirigir, você fez isso centenas de vezes, você nem olha mais. Faz isso porque você já colocou no piloto automático, e já está dirigindo tranquilo. Nem percebe que está trocando de marcha.

Então, muitas das nossas decisões, a maioria que a gente faz no cotidiano, é no piloto automático

E agora, aquela outra parte, que a gente tem que pensar um pouco mais para tomar decisões. É uma parte que cansa mais o nosso cérebro,  por isso, que na maioria das vezes, ele coloca no piloto automático  porque cansa você tomar uma decisão.

Quer ver um exemplo disso? 

Você já ouviu falar no Steven Jobs?  Ele é o criador da Apple,  do Iphone,  e de muitos outros inventos.  Ele que criou essa marca que hoje é uma das marcas mais valiosas do mundo. Você sabia que o Steven Jobs  tinha o costume de deixar várias peças da mesma vestimenta, da mesma cor,  no seu guarda-roupas?

Ele comprava 30 camisetas pretas.  Ele comprava 30 calças azuis e calça jeans azuis. Isso iria   facilitar na hora de tomar uma decisão, de escolher o que vestir. Então ele não precisava ir lá e cansar o cérebro dele, ter que escolher o tipo de roupa usar.

Ele podia ter até 500 tipos de roupas diferentes, mas ele sempre usava o mesmo tipo de roupas, parecia que era a mesma roupa todo dia. Ele fazia isso para não perder tempo em tomar decisão de qual roupa  vestir naquele dia.

Outra pessoa que faz isso, você pode perceber, é o Mark Zuckerberg.  Ele é o proprietário do Facebook. Você pode perceber que ele parece estar sempre com  a mesma roupa, ou mesmo tipo de roupa,  porque o fato de escolher uma roupa e trocar de roupa, cansa. Cansa  tomar decisões.

Mas,  o que isso tem a ver  com Gatilhos Mentais?  O Gatilho  Mental,  vai fazer você ativar aquela parte do automático da pessoa,  para que ela tome uma decisão,  para que ela não fique pensando tanto para tomar uma decisão.

E quando você consegue ativar isso do seu cliente, ele vai comprar mais rapidamente de você. Ele vai fazer aquela compra mais rapidamente.

Nos estamos falando de seres humanos. Então cada um é de um jeito diferente. Não quer dizer que isso vai funcionar 100% para todas as pessoas. Não é só usar um Gatilho Mental e que vai funcionar para todas as pessoas do universo. A probabilidade vai aumentar muito  quando você usar Gatilhos Mentais para você realizar suas vendas.

1º – Gatilho Mental de Autoridade

O primeiro gatilho mental da nossa explicação é o Gatilho Mental de Autoridade.  Você já percebeu que as pessoas tendem a seguir comportamentos ou a seguir dicas de pessoas que elas consideram autoridade no assunto?

Você tem um grande exemplo de sucesso de uma empresa que usa esse Gatilho Mental muito bem, a empresa Tigre, você sabia? Fabricante de canos de tubulações de plásticos. Os  canos de  tubulações Tigre,  você pode perceber a propaganda da marca, a chamada que eles usam: “quem usa Tigre é autoridade no assunto”.

Lembra das propagandas da Tigre e o que aquilo quer mostrar para as pessoas? Se o pedreiro indicar Tigre para as pessoas  é porque ele entende do assunto. Agora se o pedreiro indicar outra marca de cano,  de outra empresa,  ou de toda parte da eletro, hidráulico da sua casa, de tubulação da sua casa, ele não é autoridade no assunto, não é um bom pedreiro.

Isso ficou tão marcado na cabeça das pessoas que as vendas dessa marca Tigre aumentaram consideravelmente. Hoje é campeã em vendas porque quem usa Tigre é  autoridade e  sabe o que está fazendo. 

Como que você pode usar isso para vender na sua empresa,  para vender como afiliado de produtos digitais. É você realmente entender muito bem de um assunto,  passar dicas sacadas  para as pessoas, sacadas gratuitas,  mostrar que você é uma autoridade. Você sabe do que você está falando.

E quando  você consegue isso,  quando você indicar algo para a sua audiência, a pessoa vai confiar em você, vai comprar.  

Mas o maior e melhor gatilho mental que você pode ter é o GATILHO MENTAL DA VERDADE. Porque não adianta nada se você usar esses Gatilhos Mentais aqui,  se você estiver mentindo para sua audiência.

Quando uma pessoa descobrir que você está mentindo, ela não vai mais confiar em nada que você fale.  Pode usar qualquer tipo de Gatilho Mental que você vai fracassar. Então, tudo que você vai aprender  aqui,  que use com honestidade, com verdade e com integridade.

Então, seja uma autoridade no assunto. Indica sempre bons produtos para sua audiência, e essa autoridade você conquista aos poucos, dando o conteúdo,  se tornando um expert no assunto.

2º – Gatilho Mental de Reciprocidade

 Esse Gatilho Mental de Reciprocidade é quando você dá algo para uma pessoa e a pessoa naturalmente, no instinto do ser humano, essa pessoa tende a retribuir de alguma forma o que você fez pra ela.

Você já convidou alguém pra almoçar na sua casa,  para jantar na sua casa, e fez aquela refeição bacana, para  aquela pessoa que você considera muito?

Com certeza essa pessoa te convidou, depois,  pra almoçar ou jantar na casa dela. 

Ou, ao contrário, você já foi convidado por alguém para alguma festa ou para algum evento e você sentiu na obrigação de fazer algo para aquela pessoa?

Esse comportamento é do ser humano. Nós somos feitos assim. Então se você usar esse Gatilho Mental de Reciprocidade, você vai conseguir realmente vender mais.

Então, veja atentamente como você vai usar esse Gatilho Mental de Reciprocidade, de conteúdo de valor para sua audiência,  de conteúdo de valor para o  seu líder, o seu prospecto na sua Fan Page,  no seu Facebook, no seu Blogue, ou  coisa gratuita mesmo.

Esse Gatilho Mental realmente funciona. Você não pode esperar algo em troca. Porque quando você espera algo em troca não é um gatilho mental verdadeiro,  não é  reciprocidade.

Quando você faz algo esperando algo em troca é uma transação. Você  não está dando do melhor de verdade.  Você está  fazendo uma transação com uma pessoa,  uma transação comercial. E o que é uma transação comercial? Você dá algo pra uma pessoa e a  pessoa te devolve algo. Isso é uma transação.

Agora, quando você faz de verdade, você dá conteúdo relevante para sua audiência, de verdade mesmo, a pessoa naturalmente vai lhe retribuir,  pode esperar que vai acontecer.

Como ela retribui? Comprando treinamento que você indica. Ela retribui dando um like no seu vídeo, comentando no seu vídeo deixando um comentário bacana,  elogiando o seu vídeo.

Esse Gatilho Mental da Reciprocidade é maravilhoso. É importante usar esse gatilho porque ele realmente só traz bons frutos para a nossa vida. Então pense nisso.

3º – Gatilho Mental de Prova Social

 O terceiro Gatilho Mental é o de Prova Social. Esse Gatilho Mental também dá muito resultado. As pessoas tendem a querer entrar numa comunidade. Todas as pessoas se sentem à vontade quando elas estão num determinado grupo ou elas estão com pessoas que elas gostam.

O ser humano não foi feito para viver sozinho. Foi feito pra viver em grupos. Por que o ser humano se amontoam num local ou se aglomeram numa cidade? Porque fica mais fácil a convivência. Mas o que isso tem a ver com o Gatilho Mental de Prova Social?

O  ser humano tem também a tendência  de querer comprar algo que um vizinho comprou, ou  que o parente comprou. Você quer ver um grande exemplo disso?

Pensa aqui, mas seja sincero na sua decisão. 

Se você entrasse num shopping,  e nesse shopping tivesse dois restaurantes. Um desses restaurantes estivesse cheio  de pessoas e tivesse fila pra entrar,  e o outro restaurante não tivesse absolutamente ninguém lá dentro,  ninguém no restaurante.  Qual dos restaurantes você  entraria  pra fazer a sua refeição?

Na maioria dos casos as pessoas não estão nem aí pro restaurante que está cheio,  sabe por quê?  Porque no pensamento delas, faz a ideia, “se aquele restaurante está cheio porque  é bom, e não é à toa que ele está cheio.

Ela pensa: “Eu vou entrar nessa fila, mas eu tenho a certeza que eu vou pegar uma comida boa,  que todo mundo tá comendo ali.”

Agora, o outro restaurante estava vazio. O que a pessoa pensou?  “Poxa!! Eu posso pegar comida na hora. Mas se está vazio  é porque alguma coisa está errada.” Não é assim que você pensa? As vezes não é bem assim.

O Restaurante que estava cheio porque tem uma boa propaganda ou marketing, e o outro não tem tanto marketing e tem uma boa comida. Mas as pessoas tendem  a ir no lugar em que tem mais gente. 

Outro exemplo de Gatilho Mental de Prova Social:  Foi feita uma pesquisa  com uma pessoa parada num local olhando para o céu. Ela parou na rua num lugar muito movimentado e ficou olhando assim para o alto, para o céu. 

Ficou olhando e  depois de um tempo duas outras pessoas que estavam passando ali começaram a querer olhar para o céu também para ver o que estava acontecendo. 

Depois fizeram o mesmo teste,  só que eles colocaram umas seis pessoas olhando pro céu. Então ao invés de uma pessoa olhando ficaram seis pessoas olhando lá pro céu. Sabe o que aconteceu?  Aconteceu que,  praticamente,  todas as pessoas que passavam por ali começaram a  olhar para o céu também, para ver o que estava acontecendo!!!

Isso Nos mostra que quando uma “manada” faz uma coisa as outras vão atrás dela. Isso se  chama “efeito manada”.  Elas querem fazer aquilo também, que todo mundo está fazendo. Mas o que isso tem a ver com o Gatilho Mental de Prova Social?

Quando você usa isso nos seus negócios, quando você coloca depoimentos de sucesso, dois, três ou quanto mais melhor, as pessoas vão ler, gostar e querer comprar o produto.

Depoimento de sucesso é para  aquele produto que você está divulgando. As pessoas vão ficar felizes e satisfeitas em tomar conhecimento daquele produto e você vai vender mais.

Porque as pessoas gostam de ver isso. Gostam de ver o que  tem bastante gente falando bem desse produto, comprando esse produto. É assim  que funciona esse Gatilho Mental de Prova Social. 

Então, sempre quando você for vender os produtos, ou  se alguém comprou, sempre citar uma autoridade no assunto que usa, isso é muito legal para o seu negócio.

Se você não tiver essas Provas Sociais,  você pode dar o seu curso ou qualquer outro produto, uma amostra grátis, para as pessoas  que você conhece, e perguntar para elas, o  que elas acharam daquele produto, se elas  gostaram realmente.

Peça pra elas deixarem um depoimento para você,  aí você vai conseguir a prova social, e você vai vender mais porque as pessoas gostam de comprar aquilo que as pessoas estão comprando.

4 – Gatilho Mental de Escassez

O quarto gatilho mental é o Gatilho Mental de Escassez. Esse gatilho mental é muito poderoso só que, novamente, você tem que usar esse Gatilho Mental com Honestidade.

Porque se você não usar com honestidade, a sua audiência, as pessoas que te seguem, ou as pessoas que você vende algo, se elas perceberem  isso, você nunca mais vai conseguir usar esse Gatilho Mental, e nunca mais vai conseguir vender para essas pessoas. 

Gatilho Mental de Escassez é poderoso, quando você mostra uma oferta que a pessoa precisa, e diz a ela se ela não comprar naquele momento vai perder a oportunidade de adquirir o produto.

A pessoa compra mesmo. Mas como eu disse,  esse Gatilho Mental tem que ser verdadeiro.

Outro exemplo de como você pode usar esse Gatilho Mental.

Você pode abrir o carrinho do seu produto se você tem um produto ou se você divulga um produto que tem o carrinho fechado, você fala pro seu público: “ó gente, é só hoje com esse preço”. Ou “só até amanhã”, aí depois vai fechar o carrinho. Acaba a oferta. Esse é o Gatilho Mental de Escassez.

A loja  Magazine Luiza usa com frequência o Gatilho Mental de Escassez.  Já faz muitos anos que 

ela usa aquela frase “é só até amanhã”. Aí, que você vai comprar na Magazine Luiza. “Só até amanhã”. Aí no dia “é só hoje”“é só hoje”. Então surge aquela pessoa  que  fala:  Meu deus!!,  Eu vou comprar hoje só pra não  perder a oferta deste produto. E ela compra.

É verdadeiro mesmo,  pode perceber que a maioria das vezes,  acontece que a Magazine Luiza  faz oferta,  o preço do produto realmente está abaixo do preço dos concorrentes.  Então, é uma oferta bacana,  uma oferta verdadeira.

Você pode usar isso no seu negócio. Você pode usar isso, e realmente fechando o carrinho ou você pode usar isso com um preço dizendo, gente:  “só esta semana você vai poder comprar com esse preço”. “Mas só esta semana mesmo, depois acaba a oferta”.

Se a pessoa estiver interessada, ela pensa: “Não vou perder essa oferta, vou comprar”. Aquele Gatilho Mental de Escassez mexe com a  cabeça da pessoa e ela tende a comprar aquele produto. Ela só não compra, realmente, se não estiver interessada. Mas se ela estiver interessada naquele produto ela vai comprar. Por isso que o Gatilho Mental de Escassez é muito eficaz.

Tem outro jeito de você conseguir usar o Gatilho Mental de Escassez. É você dar um bônus para o seu cliente. “Só se você comprar tal produto que você vai ganhar esse incrível bônus”, mas que seja um bônus verdadeiro, um  bônus que vale a pena. “Mas é somente esta semana,  senão você vai perder a oportunidade de ganhar um bônus”,  ganhar uma consultoria,  ganhar o que você esteja divulgando aí. 

O que acontece novamente, a pessoa vai querer aquele produto, vai querer comprar o seu produto por causa do seu bônus.  Olha como funciona esse Gatilho Mental de Escassez,  é comprovadíssimo. 

Você já deve ter ouvido falar naquele ditado “você só vai dar valor quando perder”, sabe, a pessoa só vai dar valor naquilo quando ela perder, porque as pessoas tendem a dar, realmente, mais valor para aquilo que elas não podem alcançar,  por aquilo que está longe, distante, e ela torna aquilo mais valioso.

5º- Gatilho Mental de Urgência

O Gatilho Mental de Urgência  que se parece muito com o Gatilho Mental de  Escassez. 

O Gatilho Mental de Urgência é usado com frequência, utilizando datas, horas ou quantidades para terminar. Seja uma Loja de Departamento ou uma página de vendas na internet,  colocando um relógio ou um cronômetro dizendo  que tal dia, tal hora ou tal quantidade, vai  acabar a oferta.  Novamente,  tem que usar esse gatilho honestamente. 

Quando acabar o prazo estipulado, realmente, tem que fechar aquele carrinho, porque senão, você não vai conseguir vender de verdade. As pessoas vão ver que você está mentindo, e não vai comprar.

Mas com essa coisa de você poder comprar até tal dia, é muito parecido com o Gatilho Mental de Escassez. A pessoa vê aquela oferta que vai  terminar em tal dia e tal hora,  a pessoa tende a comprar aquele produto. É muito parecido mesmo,  o Gatilho Mental de Urgência com  o Gatilho Mental de Escassez.

O que faz a diferença é que o Gatilho Mental de Escassez  às vezes a pessoa usa, por exemplo,  “se você não comprar esse produto agora você nunca mais vai comprar esse produto”, porque vai acabar o estoque.

O Gatilho Mental de Urgência é: “Você tem até tal dia para comprar esse produto porque depois ele vai aumentar de preço”. Então, realmente, um gatilho metal funciona. Foi por  isso que eu deixei esses dois gatilhos mentais por último,  porque, realmente, são os mais poderosos.

Mais uma vez faço esse alerta:  Usem com honestidade. Porque,  se não, não adianta nada. 

O Gatilho Mental mais importante que existe: GATILHO MENTAL DA VERDADE E DA HONESTIDADE.

Quando você é sincero com a sua audiência,  quando  você consegue mostrar para as pessoas que você é uma pessoa honesta, ética,  você vende, você vende muito,  porque as pessoas confiam em você.

Hoje em dia,  principalmente onde muitas pessoas só querem enganar,  só querem vender por vender para ter o próprio lucro, quando você realmente oferece algo de valor para sua audiência,  você tende a vender muito bem.


Formula Negocio Online o melhor curso de marketing digital do mercado.

Junte-se à nossa lista de subscritores

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
Criado por WP RGPD Pro